O laser íntimo é indicado principalmente para o tratamento da atrofia genital e ressecamento vaginal.
Também é utilizado para rejuvenescimento íntimo, flacidez vaginal e/ou vulvar, clareamento vulvar, incontinência urinária, entre outros.
RESSECAMENTO VAGINAL
O ressecamento vaginal é a sensação de vagina seca com menor lubrificação. É uma queixa comum entre as mulheres, antes mesmo do período da menopausa!
Geralmente isso acontece após o parto, quando a produção de estrogênio pelos ovários cai durante a amamentação.
Pode ocorrer também em mulheres que usam medicações antiestrogênicas para tratamento do câncer de mama, ou como efeito colateral do uso de alguns tipos de anticoncepcionais.
Entretanto, a queixa é mais frequente nas mulheres após a menopausa.
O tratamento com laser vaginal melhora significativamente o ressecamento vaginal e a atrofia genital, aumentando a lubrificação e, consequentemente, a melhora da vida sexual das mulheres.
ATROFIA VAGINAL
A diminuição da produção dos hormônios femininos após a menopausa provoca o que chamamos de atrofia genital.
A atrofia genital nada mais é do que o afinamento da mucosa da vagina, levando a diminuição da lubrificação dessa região.
Com a diminuição da lubrificação, as mulheres passam a sentir a vagina mais seca e ardência vaginal, o que pode causar dor na relação sexual.
Além disso, o ressecamento pode provocar dor ao urinar, infecções urinárias de repetição e corrimentos vaginais.
O tratamento com laser de rejuvenescimento íntimo aumenta a vascularização da mucosa vaginal e reestrutura o colágeno.
Segundo um estudo científico publicado em uma revista internacional, o tratamento com o laser é uma alternativa que promove o aumento da elasticidade e lubrificação da vagina, mesmo após a menopausa.
Desta forma, o laser se torna uma ótima opção para mulheres com atrofia genital que não desejam realizar reposição hormonal ou que possuam contraindicação ao uso de hormônios (histórico de câncer de mama ou trombose).
REJUVENESCIMENTO ÍNTIMO
Com o passar do tempo, é completamente normal a vagina perder o tônus, se tornar mais flácida e um pouco mais ressecada.
Isso ocorre devido a múltiplos fatores: perda da tonicidade, queda hormonal, partos, ganho de peso, entre outros.
Este processo pode prejudicar a autoestima e a qualidade de vida sexual das mulheres.
A aplicação do laser provoca um ganho na elasticidade e na lubrificação vaginal, além de reduzir a ocorrência de infecções genitais e urinárias.
Sendo assim, o laser vaginal é um ótimo método para melhorar a parte funcional e estética da região íntima.
FLACIDEZ VAGINAL E VULVAR
A flacidez vaginal ou vulvar pode ocorrer após o parto e pelo enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico com o passar dos anos.
Pacientes que perderam muito peso após a cirurgia bariátrica também relatam flacidez da vulva (região dos grandes e pequenos lábios).
Muitas dessas mulheres se queixam de vagina larga ou flácida.
Segundo uma revisão da literatura publicada na revista da Federação Brasileira de Ginecologia (FEBRASGO), o laser íntimo age estimulando e tonificando a região vaginal e vulvar, diminuindo significativamente a flacidez nestas regiões.
INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Muitas mulheres apresentam perda de urina involuntária.
Algumas perdem urina aos esforços como tossir, rir, puxar peso, fazer exercícios e até nas relações sexuais.
Outras sentem uma vontade repentina e muito forte de urinar, porém não conseguem chegar até o banheiro a tempo e acabam perdendo urina.
É o que chamamos de incontinência urinária. Ela possui diversos subtipos, tratamentos e particularidades.
O uso do laser com ponteiras específicas para a região da uretra e parede anterior da vagina podem auxiliar no tratamento de certos tipos de incontinência urinária.
CLAREAMENTO VULVAR E DE CICATRIZES
Muitas mulheres se queixam da coloração das cicatrizes (como as episiotomias).
O laser íntimo é capaz de melhorar não só a coloração das cicatrizes, como também igualar a altura da cicatriz em relação a pele que a circunda, diminuindo o seu tamanho.
Desta forma, pode melhorar o aspecto e aparência final das cicatrizes.